8 séries animadas que provam que a animação não é só para crianças

Ao longo dos anos, a animação tem se tornado cada vez mais popular à medida que a tecnologia tem evoluído. Apesar disso, ainda existem muitas pessoas que acreditam que a animação é apenas para crianças.

8 séries animadas que provam que a animação não é só para crianças

A animação proporciona a capacidade distinta de conceder aos criadores e espetadores um imaginário ilimitado de possibilidades onde tudo pode acontecer. Embora, muito provavelmente, o nosso primeiro contacto com animação tenha sido quando éramos crianças, isso não significa que o estilo artístico deva permanecer estritamente apenas para crianças.

A animação não é um género, é uma forma de arte diferente que encapsula situações da vida real e temas obscuros com os quais todos lutam. Por este motivo, nem todas as séries são descuidadas ao ponto de apenas as crianças as acharem interessantes. De facto, até as séries "criadas para crianças" têm muitos temas adultos e lutas que as crianças ainda têm de vivenciar.

{tocify} $title={Lista de Séries}

Avatar: O Último Airbender (2005)

Avatar: O Último Airbender
Créditos: Nickelodeon

Antigamente, as quatro nações viviam em harmonia, mas tudo mudou quando a Nação do Fogo atacou. Só o Avatar, capaz de controlar água, terra, fogo e ar, podia recuperar a normalidade, mas quando mais foi preciso… desapareceu. Cem anos passaram, até que dois jovens irmãos, Katara e Sokka, descobriram o novo Avatar, um Airbender chamado Aang, encubado numa bola de ar coberta de gelo, no Polo Sul, com o seu bisonte voador. Apesar de todo o seu poder, ainda tem muito que aprender. Resta saber se a sua aprendizagem lhe permitirá salvar o mundo das ambições macabras do Senhor do Fogo.

Desde o empoderamento feminino, igualdade, justiça e tocando em questões filosóficas do destino e do livre arbítrio, Avatar demonstra temas maduros e vitais com os quais os adultos se podem relacionar e que o entregam de uma forma em que as crianças também podem compreender e ser educadas. Embora a série tenha quase vinte anos, continua a resistir ao teste do tempo devido à sua intrincada construção do mundo e às suas duras lições de vida.

Avatar: O Último Airbender está disponível na Netflix com áudio e legendas em português.

Phineas and Ferb (2007)

Phineas and Ferb
Créditos: Disney

Para os meios-irmãos Phineas e Ferb, todos os dias são uma aventura, seja a construir uma montanha-russa nas traseiras, fazer surf em ondas suburbanas ou viajar no tempo até à Pré-História. Candace, a irmã adolescente, tenta sempre - sem conseguir - apanhá-los em flagrante para fazer queixa das suas aventuras à mãe. Sem que ninguém o saiba, o ornitorrinco Perry, a mascote da família, é na verdade o secreto "Agente P", a fazer horas extra para salvar o mundo do tenebroso Dr. Doofenshmirtz.

Embora a diversão seja mais orientada para as crianças rirem, as piadas e as brincadeiras são genuinamente divertidas para todas as idades. Phineas e Ferb estão cheios de números musicais e demonstram amizade e motivação para experimentar algo novo diariamente, e a imaginação é ilimitada.

A série e alguns filmes estão disponíveis no Disney+ em português.

Star Wars: A Guerra dos Clones (2008)

Star Wars: A Guerra dos Clones
Créditos: Disney

A Guerra dos Clones é o período de aproximadamente três anos entre os filmes Star Wars Episódio II – O Ataque dos Clones e Star Wars Episódio III – A Vingança dos Sith, em que se confrontaram os exércitos da República Galáctica e da Confederação dos Sistemas Independentes. A Guerra dos Clones tem este nome porque o exército da República era composto por milhares de clones do caçador de recompensas Jango Fett, produzidos no planeta Kamino. 

As Guerras tiveram início na batalha de Geonosis e tiveram fim com a morte do General Grievous, no planeta Utapau. Durante a Guerra, muitos personagens foram introduzidos na saga, como a Legião 501ª, Asajj Ventress, Durge e o próprio General Grievous. Alguns dos heróis e vilões principais foram Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Mace Windu, Yoda, Shaak Ti, Ki-Adi-Mundi, Darth Sidious, Durge, Asajj Ventress e Conde Dookan. A Guerra, na verdade, foi apenas parte do plano do maléfico Chanceler Palpatine (também conhecido como o Lorde Sith Darth Sidious), para aumentar a confiança dos Jedi nos clones, que mais tarde os trairiam, aumentar a fúria do Padawan Anakin Skywalker, entre outros motivos. 

No fim da Guerra, nasceu o Império Galáctico, com Palpatine como imperador, Anakin Skywalker traiu os Jedi e passou a ser o servo de maior confiança do imperador, com a nova identidade de Darth Vader; os Jedi foram quase extintos e a República desmoronou. Houve também muitas mortes como as de: Conde Dookan, General Grievous, Durge, Padmé Amidala, Roron Corobb, Ki-Adi-Mundi, Adi Gallia, Mace Windu, Aayla Secura, Stass Allie, entre outros.

Guerra das Estrelas é uma das poucas franquias que prova, ainda mais, que é uma história intemporal e sem idade que continua a conquistar o coração de muitas gerações, seja através da ação ao vivo ou da forma artística de animação. É claro que o tema central da série toca na política como todas as anteriores versões da Guerra das Estrelas, mas a série "Guerra dos Clones" apresenta as questões com multicamadas e muito mais complexas. Embora a franquia esteja mais orientada para um público mais jovem, o tema principal da "Guerra dos Clones" é a guerra, a brutalidade e a perda que lhe está associada.

As 7 temporadas estão no Disney+ mas apenas a última tem dobragem portuguesa disponível, enquanto as anteriores têm aúdio original e legendas.

Hora de Aventuras (2010)

Hora de Aventuras
Créditos: WarnerBros

Jake o cão e Finn o humano são amigos inseparáveis que vivem aventuras com reis princesas e outros personagens incríveis na fantástica Terra de Ooo.

Embora "Hora de Aventuras" esteja repleto de cenários, personagens brilhantes e coloridas, pode parecer apenas para crianças. No entanto, "Hora de Aventuras" conquistou os corações de todas as idades, pois a série é verdadeiramente uma história para todas as idades. Além disso, a história centra-se na demonstração que a mudança é uma coisa boa.

"Hora de Aventuras" está disponível na HBO Max em português.

Gravity Falls (2012)

Gravity Falls
Créditos: Disney

Gravity Falls segue as aventuras dos gémeos de 12 anos Dipper e Mabel Pines, cujos planos para o Verão se esfumaram quando os pais os mandaram para casa do rabugento Tio Stan, no coração da cidade de Gravity Falls. Dipper e Mabel depressa descobrem que nem tudo é o que parece em Gravity Falls e que eles confiam um no outro e nos seus novos amigos para descobrir o que REALMENTE se passa nesta estranha cidade.

A única série de desenhos animados que começou uma tendência no Disney Channel. É o símbolo dos desenhos animados não sendo só para crianças. Cada episódio da série Gravity Falls traz diferentes artimanhas e descobertas de novas criaturas. No entanto, no início, a série estabelece um mistério maior a desvendar, envolvendo o passado de Stan a que o enredo nos acaba por conduzir.

Gravity Falls está disponível no Disney+ em português.

Para Lá do Jardim (2014)

Para Lá do Jardim
Créditos: WarnerBros

Os irmãos Wirt e Greg dão por si perdidos no Desconhecido: uma estranha floresta à deriva no tempo. Com a ajuda de um sábio Lenhador e de uma mal-humorada azulão chamada Beatriz, o Wirt e o Greg viajam por esta estranha terra na esperança de encontrarem o caminho para casa.

Para Lá do Jardim é fantástico, as personagens que seguimos e encontramos são incrivelmente familiares. O irmão mais velho, Wirt, é propenso a preocupações e prefere guardar para si próprio do que lutar para tomar uma decisão. Ele também mantém as suas paixões em privado, pois teme ser ridicularizado. O oposto é Greg, que encarna ser despreocupado e mais ingénuo. Cada personagem e cenário que os rapazes encontram, simboliza as lutas da depressão e a vida no limbo entre a vida e a morte.

A série já se encontra disponível na HBO Max em português.

Anfibilândia (2019)

Anfibilândia
Créditos: Disney

A série narra as aventuras de uma menina egocêntrica de 13 anos chamada Anne Boonchuy. Após roubar uma caixinha de música misteriosa, ela é magicamente transportada para Amphibia, um pântano cheio de sapos que falam. Lá ela conhece e faz amizade com um sapo aventureiro de 10 anos chamado Sprig Plantar que a guiará para ser uma verdadeira heroína enquanto descobre a primeira verdadeira amizade da sua vida.

Com uma animação colorida, criaturas cativantes, e alguns momentos assustadores que muitos grupos etários podem desfrutar. Os arcos da história ilustram sérios problemas de intimidação e manipulação emocional, que podem assemelhar-se precisamente a amizades de adolescentes. Uma das melhores partes da série é a alegria de assistir às aventuras de Sprig e Anne, e ver a sua amizade florescer enquanto Sprig mostra a Anne o que significa a verdadeira amizade.

A série Anfibilândia encontra-se a ser transmitida no Disney Channel e também está disponível no Disney+ em português.

A Casa da Coruja (2020)

A Casa da Coruja
Créditos: Disney

Luz é uma rapariga confiante que, de forma acidental, tropeça num portal para uma nova dimensão mágica, onde trava amizade com Eda, uma rebelde bruxa. Apesar de não ter nenhum poder mágico, Luz acaba por se tornar aprendiz de Eda na “Casa da Coruja”, encontrando uma família improvável na companhia da bruxa e do seu adorável guerreiro miniatura, King. Transportada para um novo mundo mágico, Luz é confrontada com desafios incríveis que a colocam à prova e a levam à aventura, através de missões místicas, como a invasão da “Casa da Coruja” por um misterioso intruso.

A Casa da Coruja captura os sonhos que desejamos realizar, apesar de tudo o que nos rodeia dizer que é impossível. As melhores coisas desta série são: as personagens; as lições aprendidas das aventuras e os inúmeros caminhos de auto-descoberta.

A série está atualmente a ser transmitida no Disney Channel e deverá também chegar ao Disney+ muito brevemente.

Enviar um comentário