Porque o Arco Final da História de 'Spider-Man - O Homem-Aranha' foi a base de Spider-Verse

O "Spider-Wars" preparou o palco para "Spider-Man: Into The Spider-Verse" e "Spider-Man: No Way Home".

Spider-Man - O Homem-Aranha modelo Spider-Verse
O conceito de "Spider-Verse" criou raízes na ficção popular graças a filmes como o "Spider-Man: Into The Spider-Verse" e "Spider-Man: No Way Home". Na veia das equipas Marvel, como os Vingadores ou os X-Men, um grupo de Homens-Aranha (e Mulheres-Aranha) unem forças para combater uma ameaça interdimensional. Mas tudo começou com os dois últimos episódios da série "Spider-Man - O Homem-Aranha". Estes dois episódios da quinta temporada compõem o enredo de "Spider-Wars" e são a razão pela qual o próprio conceito de "Spider-Verse" existe.

Em Spider-Wars, Beyonder envia o Homem-Aranha para outra realidade onde o mundo está em destruição pelo Spider-Carnage. Agora o Spidey tem de se juntar a outros Homens-Aranha de outras dimensões para o deter.

Spider-Carnage Spider-Verse

Ao que parece, uma versão alternativa de Peter Parker enlouqueceu com o poder depois de se ter unido com um Carnage Symbiote em busca de destruir toda a realidade. Para o combater, o Homem-Aranha foi acompanhado por seis versões alternativas de si mesmo; um Homem-Aranha que era na realidade a estrela de uma franquia de sucesso de bilheteira; um Homem-Aranha que usava uma armadura prateada e negra; um Homem-Aranha que usava um fato do clone de Parker Ben Reilly, mais conhecido como o Scarlet Spider; um Homem-Aranha que ficou na posse dos tentáculos do Doctor Octopus; e finalmente, uma versão do Homem-Aranha de seis braços.

Este arco de histórias conseguiu juntar seis Homens-Aranha diferentes, uma proeza que em Into The Spider-Verse ecoaria quando reunisse um quinteto de diferentes Homens-Aranha (e Mulheres, e Porcos) dos seus respetivos universos; embora em vez de salvar o universo, Miles Morales está a tentar levá-los de volta para casa enquanto descobre, ao mesmo tempo, como ser o próprio Homem-Aranha. E da mesma forma que No Way Home uniu Tom Holland, Tobey Maguire e Andrew Garfield com as suas respectivas versões de Parker, o arco da história "Spider-Wars" une seis Peter Parkers diferentes e mostra como interagem entre si. Por exemplo, o ator Parker sente-se muito fora da sua essência enquanto o Parker de seis braços rapidamente se torna um risco quando começa a transformar-se numa aranha gigante.

Into the Spider-Verse Final da História Spider Wars

Mas no fundo, cada um destes Peter Parkers recebeu a mensagem de "Com grande poder vem uma grande responsabilidade", apesar das probabilidades estarem contra eles, conseguem trabalhar em conjunto. Até o Spider-Carnage abraça o mantra clássico, uma vez que o Spidey o atrai para um universo onde o tio Ben, de Peter Parker, nunca morreu. Ben consegue dissuadir o Spider-Carnage do seu plano louco e o vilão comete mais ou menos o suicídio, saltando para um buraco negro, com a arma que pretendia utilizar para destruir a realidade. A razão pela qual não é explicitamente confirmado como suicídio deve-se às regras estritas de censura que o "Spider-Man - O Homem Aranha" estava na altura, a morte e as armas de fogo também foram minimizadas.

O final do "Spider-Man - O Homem Aranha" é mais conhecido pela sua última cena, onde Spidey devolve o seu próprio ator ao seu universo doméstico - e encontra literalmente o seu criador na forma de Stan Lee. A visão de Lee e Spidey a balançar pela cidade de Nova Iorque foi um sonho tornado realidade para muitos fãs do Homem-Aranha. A esposa de Lee também desempenhou um papel importante na série, ao dar voz à clarividente Madame Web. Lee tem um papel semelhante em Into The Spider-Verse, onde desempenha o papel de balconista de uma loja de fantasias chamada "Stan". Quando Miles pergunta se pode devolver o seu fato, Lee diz: "Cabe sempre...eventualmente". Esta única linha serve como um tema abrangente para a viagem de Miles, e para a capa do Homem-Aranha em geral. Todos os que alguma vez vestiram a máscara cresceram à sua maneira, e o mesmo se aplica ao Peter Parker do "Spider-Man - O Homem-Aranha".

O conceito do "Spider-Verse" enraizar-se-ia mais tarde no videojogo "Spider-Man: Shattered Dimensions", tal como o arco "Spider-Wars", apresentava um grupo de Homens-Aranha a trabalhar em conjunto, em diferentes realidades, a fim de impedir que Mysterio e outros vilões pusessem as mãos na Tábua da Ordem e do Caos. O criador de jogos Beenox adotaria mais tarde uma abordagem semelhante com o Spider-Man: Edge of Time, que apresenta Peter Parker a formar uma ligação através do tempo com Miguel O'Hara - Spider-Man 2099. Com ambas as partes do Across The Spider-Verse a serem lançadas nos próximos dois anos, e uma série de spinoffs com diferentes vilões Spider-Folk e Spider-Man villans em produção, o Spider-Verse continuará a ser uma fonte de inspiração para várias histórias do Spider-Man. E tudo começou com o "Spider-Wars".

A série "Spider-Man - O Homem-Aranha" passou na SIC em 1995 e depois, anos mais tarde, repetiu no Canal 2 com a mesma dobragem. Todos os episódios encontram-se disponíveis no Disney+, mas apenas nos Estados Unidos, e ainda não se sabe se a série vai ser adicionada ao catálogo português com dobragem e legendas.

A Parte 1 de the Spider-Verse estreia dia 7 de Outubro no cinema e até lá podes ver o trailer em português aqui.

Enviar um comentário