Joias do mundo das dobragens portuguesas

A Wiki Dobragens Portuguesas contém algumas joias com informação útil, porém em poucas categorias, daí, a sua menor visibilidade.

O Lótus Azul
Créditos: Hergé

Em 2019 foi fundada a comunidade da Wiki Dobragens Portuguesas. Uma enciclopédia, que segue o formato da Fandom, com o propósito de catalogar vários trabalhos de dobragem realizados em Portugal, assim como ajudar a esclarecer várias dúvidas que surgem no meio.

No entanto, existem algumas páginas interessantes, que não ficam tão em alta apesar do seu conteúdo importante. Vou apresentar alguns exemplos.

Plataforma de Atores Dobradores

Plataforma de Atores Dobradores
Créditos: P.A.D.

Em 2013, em tempos indefinidos, foi criada uma associação no Facebook chamada Plataforma de Atores Dobradores, com o objetivo de defender e reunir os profissionais da área. A plataforma chegou a relatar alguns casos caricatos, porém, um ano depois da sua fundação, foi anunciado que iria encerrar. No entanto, não posso confirmar se entrou em inatividade, pois a fotografia de fundo da página foi atualizada poucos anos depois do encerramento da associação. Mas sinto que se hoje em dia fosse fundada uma plataforma como esta, provavelmente, ela teria durado mais alguns meses.

Radio Disney Music Awards 2016

Radio Disney Music Awards 2016
Créditos: Disney

Muitas pessoas cresceram a ver Disney Channel na infância, porém só os fãs mais fortes devem saber da existência desta cerimónia anual realizada Radio Disney. Ela foi exibida no nosso país no canal do Rato em 2016, contando com a participação de vedetas como Ariana Grande, Selena Gomez, entre outros.

Em 2020, um canal publicou-a no YouTube, podendo se ouvir as vozes que foram entregues aos atores e cantores.

Luta Livre Americana


Luta Livre Americana
Créditos: WWE Studios

Quando eu era mais jovem, tive um amigo que era um fã enorme de wrestling. No entanto, surpreende-me que a WWE Studios já tenha investido no nosso país algumas vezes.

Existe um artigo na enciclopédia que mostra as vezes que o desporto foi exibido no nosso país, tanto com locução, tanto com legendagem, tendo passado mais do que um canal.

Pokémon ao Vivo!


Pokémon ao Vivo!
Créditos: 4KIDS TV, Pokémon


A saga Pokémon nem parece ser das franquias mais conhecidas, pelo número de críticas desnecessárias que sofre, mesmo com muitos fãs. Depois de ter passado pelos Estados Unidos, este espetáculo chegou à Europa. 

Foi realizado no Pavilhão Atlântico (atualmente, Altice Arena) que conseguiu resgatar alguns dos então dobradores da série.

Tintin O Loto Azul


Tintin O Loto Azul
Créditos: Hergé

Eu gosto imenso de BD franco belga, embora não tenha crescido a ler, pois as aulas não me transmitiam gosto pela leitura. No entanto, eu vi a série e o filme de 2011 de As Aventuras de Tintim. Curiosamente, alguém descobriu uma rádio-novela, ainda mais, uma produção nacional, que contou com vozes veteranas na dobragem da mesma.

Nunca Digas Banzai


Nunca Digas Banzai
Créditos: Tokyo Broadcasting System


A comunidade otaku e os mais velhos podem já ter ouvido falar, mas os mais novos não devem saber que o Hugo não foi o único Game Show a ser exibido em português.

Segundo a Wiki Dobragens, uma das generalistas exibiu a série com locução, embora não haja muitos registos disponíveis.

Conheces mais algum artigo invulgar nesta enciclopédia? Eu continuo a achar estes bastante surpreendentes.
Disco Riscado

O meu nome é André. Gosto muito de ouvir jazz, gostava até de me tornar jazzista. Gosto também de animais, não gosto assim muito de ler, embora me interesse por algumas BD franco-belgas. Não costumo ver televisão, mas também não consigo ver filmes e séries mais contemporâneos. youtube facebook

Enviar um comentário