O estúdio vermelho de Bristol já nos deixou boas animações que tiveram dobragens boas e engraçadas.
A Aardman lançou oito filmes, curtas, séries, que têm recebido prémios e entretido diversas pessoas. Em Portugal, grande parte dos seus filmes e curtas já foram dobrados, e algumas das suas produções ficam disponibilizadas em serviços de streaming especializados neste tipo de produções. Neste artigo, irei apresentar alguns filmes e curtas bons da Aardman que tiveram uma versão portuguesa.
Lê também:
10 dobragens lançadas com língua gestual portuguesaUm Dia de Folga
A primeira curta-metragem das personagens Wallace & Gromit, que concorreu nos Óscares e perdeu para uma outra curta da Aardman, chamada “Sincronização Labial: A Fala dos Animais”, que deu mais tarde origem a uma série mocumentário, onde os animais eram entrevistados e falavam sobre o tema do episódio. A série foi dobrada, porém ainda não posso confirmar se a curta original premiada também foi.
Por Água Abaixo
Foi o primeiro filme totalmente feito em animação por computador da Aardman e o último a ser distribuído pela DreamWorks. O fracasso do filme levou a que o estúdio da Lua demitisse a Aardman, que formou uma parceria temporária com a Sony Pictures Animation, que terminou pelos mesmos motivos anteriores.
Os Piratas!
Foi o segundo e último filme da Aardman com a Sony. Combinou o CGI com o stop-motion, e deu origem a uma curta especial do filme, "Então, Queres Ser Pirata!" que parodiava os programas de auditório. Foi cancelado um possível segundo filme, devido ao fraco desempenho deste, que levou a Sony a desistir também de colaborar com o estúdio da estrela vermelha.
Wallace & Gromit: A Maldição do Coelhomem
Foi a primeira longa-metragem de Wallace & Gromit, e também a primeira produção das personagens dobrada no nosso país. Foi vencedora de um Óscar da Academia, contra filmes como A Noiva Cadáver e O Castelo Andante. Ocorreu um incêndio na sede da Aardman, aquando da estreia do filme, o que levou à produtora a perder grande parte dos modelos usados até então nas produções que tinha realizado. A Netflix irá lançar em 2024 um novo filme do Wallace & Gromit, resta-nos esperar para ver se a Aardman vai continuar com algum rigor nos guiões e na comédia.
A Fuga das Galinhas
Foi a primeira longa-metragem da Aardman Animations. Tornou-se o filme de animação stop motion mais visto de sempre. Foi anunciado um segundo filme, porém, imediatamente, foi anunciado que alguns membros do elenco original não vão regressar. Benjamin Whitrow, que fazia a voz de Fowler, o galo da capoeira, infelizmente faleceu em 2017, no mesmo ano que faleceu Tony Haygarth, que dobrava o Sr. Tweedy, um personagem que não vai regressar para este filme. Julia Sawalha, a voz de Ginger, foi alvo de etarismo, a voz da atriz foi considerada “demasiado velha” para o papel, ficando no futuro filme entregue a Thandiwe Newton. Zachary Levi irá também fazer a voz de Rocky, após Mel Gibson ter sido afastado devido a Wynona Rider ter acusado o ator e realizador de antissemitismo, numa festa nos anos 90.
Já na nossa dobragem, resta esperar para saber quem irá fazer a voz de Rocky, visto que o falecido Filipe Duarte era a voz da personagem no primeiro filme.
Qual é o teu filme preferido da Aardman? Achas que a Aardman continua num bom caminho? Deixa aqui a tua opinião.