Animações que foram o último trabalho de atores famosos

Alguns atores, apesar de consagrados na representação, terminaram a carreira na animação.

Animações que foram o último trabalho de atores famosos

Durante muitos anos, ser ator de voz era visto como uma profissão irrelevante. Em 1992, Robin Williams revolucionou o voice acting no filme Aladdin, em que deu voz ao Génio. A partir daí, vários atores conhecidos e importantes já experimentaram dar vida a personagens de animação. No entanto, por estranho que pareça, alguns papéis de voz de alguns atores e atrizes foram também os últimos trabalhos da carreira dos atores no cinema, ou mesmo em toda a vida. Vou apresentar alguns casos de atores que se despediram com papéis em produções animadas, embora nem todas possam ter sido dobradas.

Charlton Heston em Ben-Hur: Uma História de Cristo (2003)

Charlton Heston em Ben-Hur: Uma História de Cristo (2003)

Este filme direto para vídeo foi produzido pela Good Times Entertainment. Depois de ter interpretado Ben-Hur no filme de 1959, Charlton Heston regressou para dar voz ao mesmo personagem. A voz portuguesa ficou entregue ao radialista e locutor Celestino Alves. Depois deste filme, Charlton retirou-se após receber o diagnóstico da doença de Alzheimer.

Dennis Hopper em Alpha e Omega

Dennis Hopper em Alpha e Omega

Dennis Hopper participou no cinema em filmes como Fúria de Viver e O Gigante. Porém, o ator participou em alguns filmes que se tornaram lançamentos póstumos. Um deles foi uma animação da Lionsgate, chamada Alpha e Omega, no qual o ator deu vida ao personagem Tony.

Roddy McDowall em Uma Vida de Inseto

Roddy McDowall em Uma Vida de Inseto

Este filme, infelizmente, é o filme da Pixar com mais membros do elenco original falecidos. Na nossa dobragem, também estiveram presentes vozes de dobradores veteranos, como Canto e Castro e Irene Cruz. Apesar disto, este foi o último trabalho do ator Roddy McDowall, que dava voz ao Sr. Solo. Na nossa dobragem, a personagem foi dobrada pelo ator Jorge Sequerra. Também foi um dos últimos papéis da carreira da atriz Madeline Kahn.

Kathleen Freeman em Shrek

Kathleen Freeman em Shrek

Kathleen Freeman trabalhou em filmes de cinema clássico. Eu próprio vi muitos filmes do realizador Jerry Lewis com a atriz. Em 2001, a atriz deu voz a uma idosa que ia vender o Burro do Shrek, no primeiro filme. Apesar de ter sido creditada nas vozes adicionais, Isabel Ribas deu voz à última personagem da atriz Kathleen Freeman.

Paul Newman em Carros

Paul Newman em Carros

Doc Hudson, dobrado por Manuel Cavaco na nossa dobragem, teve a voz de Paul Newman no idioma original. No entanto, o que poucos sabem é que este foi o último trabalho da vida do ator. Para o filme Carros 3, em que o dobrador português também esteve presente, foram reciclados áudios de apanhados e gravações não usadas no filme original, para que a personagem pudesse ter falas com relevância na longa.

Don Rickles em Toy Story 4


Don Rickles era a voz do Sr. Cabeça de Batata desde o primeiro filme da saga Toy Story. Porém, o ator faleceu dois anos antes do quarto filme ser lançado. Assim como em Carros 3, a Pixar recorreu à mesma técnica para trazer a voz do ator de volta à vida, e colocou-lhe uma dedicatória no fim dos créditos.

James Stewart em Um Conto Americano: Fievel no Oeste

James Stewart em Um Conto Americano: Fievel no Oeste

James Stewart é um dos meus atores preferidos. Janela Indiscreta, Do Céu Caiu uma Estrela, O Homem que Matou Liberty Valance, o ator esteve presente em vários filmes que ficam na memória. E também esteve presente na sequela de Um Conto Americano, produzida pela Amblimation, em que deu voz a Wylie Burp, o cão xerife que faz amizade com o protagonista Fievel.

Eva Gabor em Bernardo e Bianca na Cangurulândia

Eva Gabor em Bernardo e Bianca na Cangurulândia

Eva Gabor deu voz a Duquesa em Os Aristogatos e a Bianca nos filmes As Aventuras de Bernardo e Bianca e Bernardo e Bianca na Cangurulândia. No entanto, após ter dobrado a protagonista feminina nesta rara sequela da Disney, a atriz não participou em mais nenhuma longa-metragem, apenas algumas séries, mas poucas.

Conheces outro caso de um ator que gostes que finalizou a carreira com um filme da tua infância? Conta aqui em baixo.
Disco Riscado

O meu nome é André. Gosto muito de ouvir jazz, gostava até de me tornar jazzista. Gosto também de animais, não gosto assim muito de ler, embora me interesse por algumas BD franco-belgas. Não costumo ver televisão, mas também não consigo ver filmes e séries mais contemporâneos. youtube facebook

Enviar um comentário